Iorana Korua/Koho-Mai/Bem-Vindo/Yaa'hata'/Che-Hun-Ta-Mo/Kedu/Imaynalla Kasanki Llaktamasi/Tsilugi/Mba'éichapa/Bienvenido/Benvenuto/Yá´at´ééh/Liaali/Bienvenue/Welcome/Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Mari Mari Kom Pu Che/Etorri/Dzieñ Dobry/Bienplegau/Καλώς Ήρθατε/ Kamisaraki Jillatanaka Kullanaka/Sensak Pichau!!












































1.10.08

Te Pito O Te Henua-Rapa Nui-Ilha da Páscoa


Te Pito O Te Henua (a ilha mais remota do mundo pertence ao Chile) é um dos poucos lugares que até hoje mantém a tradição oral de contar as histórias passadas de pai para filho e assim vão mantendo a sua Memória e História de forma viva e aglutinadora.
Significado de Te Pito O Te Henua
=
Umbigo do Mundo.

Pelo decreto de 23 de julho de 1935 foi declarada Monumento Histórico e em 1995 passou a fazer parte do rol dos lugares considerados como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Durante o ano são realizadas várias festividades culturais e entre elas podemos citar: Tokerau e Tapati Rapa Nui sendo esta última a mais importante como mostra da cultura local.
TOKERAU é um festival aonde se manifestam seus costumes ancestrais através de canções, bailes e outras antigas tradições. Acontece já há várias décadas e participam todas as famílias agrupadas em clans com a sua respectiva candidata à rainha.
TAPATI RAPA NUI acontece no mes de fevereiro e durante duas semanas cada grupo familiar deve realizar una série de provas para somar pontos para a candidata a rainha de cada clan. Entre as competições e esportes ancentrais que reunem nesta festa se destacam:

Vaka Tuai, Takona, Riu, Hoko Haka Opo, Haka Pei, Titingi Mahute ( que é uma competição de trabalhos feitos com a Mahute (planta introduzida pelos primeiros habitantes polinésicos com a qual depois de processar a fibra confeccionam os trajes típicos.), Pora, Tau'a Rapa Nui ...











Estatuto legal:
No Chile a Constituição não estabelece nenhuma língua oficial, mas o espanhol é-a de fato. A lei número 19.253 ou Lei Indígena de 1993 estabelece as normas sobre proteção, promoção e desenvolvimento das culturas e línguas indígenas e cria a Corporação Nacional de Desenvolvimento Indígena (CONADI), organismo encarregado de promover, coordenar e executar as acções do Estado neste sentido.

Bandeira atual de Rapa Nui.

A língua Rapanui pertence ao subgrupo malaio-polinésio da grande família austronésia, que se estende por uma extensa área desde o sudeste asiático: pelo Pacífico Sul chegou finalmente à ilha de Páscoa e, através do Índico, até Madagáscar. Esta filiação genética faz dele uma das poucas ― se não a única ― língua indígena de um país sul-americano que não faz parte da família ameríndia. Mais concretamente, o rapanui é diretamente aparentado com o taitiano, o marquesiano, o havaiano e o maori, línguas do subgrupo polinésio oriental.
O Rapanui era a única língua polinésia que tinha um sistema de escrita antes dos europeus terem introduzido o alfabeto latino: o rogo-rogo ('tábua falante'), uma escrita de base hieroglífica que foi encontrada em tabuinhas e petróglifos. Apesar das tentativas para o decifrar, o sistema ainda continua a ser ininteligível. Atualmente, o Rapanui escreve-se recorrendo ao alfabeto latino, adaptado a partir do espanhol.
Mais informações:
Museu Antropológico e Arqueológico:
________________________________________________________________

Bibliografia Interessante:
FABRE, A. (1998) Manual de las lenguas indígenas sudamericanas, I-II, Lincom Europa, Munique.

MONRÓS E., «El rapanui, llengua de l'illa de Pascua», La Universitat, n.º 37, Outubro de 2006; Museo Antropológico P. Sebastián Englert.

Blogalaxia Tags:

ZX











Meu compromisso é com a Memória do "Invisível".


Pelo direito a autodeterminação dos povos e apoiando a descolonização do saber.


Ano 5523 de Abya Yala


523 anos de Resistência Indígena Continental.


JALLALLA PACHAMAMA, SUMAQ MAMA!







E-Mail

Postagens populares

Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros."
Témet timuyayaualúuat sansé uan ni taltikpak
Nós mesmos giramos unidos ao Universo.




Memória, Resistência e Consciência.